Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Se você já compõe, canta ou toca algum instrumento, sendo profissional ou amador, sabe que isso exige grande dedicação, disciplina e estudo. Mas saiba que o seu talento pode garantir o seu sustento e virar a sua profissão.
É possível obter rendimentos com as plataformas de streaming, cachês de shows ou com a disponibilização das suas músicas para uso no audiovisual, por exemplo. No entanto, uma forma bastante rentável de viver do seu trabalho é através do recebimento de direitos autorais de execução pública.
Compor, cantar ou tocar um instrumento é um trabalho como tantos outros e você deve ser remunerado por isso sempre que sua música for tocada publicamente, seja em uma rádio, um barzinho, uma plataforma de streaming, um show ao vivo ou qualquer outro meio.
A recompensa pelo uso do seu trabalho é garantida através do pagamento dos direitos autorais. A gestão coletiva (associações de gestão coletiva e Ecad) atua para valorizar o trabalho artístico, garantindo que os compositores e demais artistas recebam uma remuneração justa pelo uso de sua criação.
O sistema brasileiro de gestão coletiva é composto por sete associações e pelo Ecad. Toda a gestão coletiva atua de forma conjunta para que o trabalho dos compositores seja reconhecido e valorizado por meio do pagamento do direito autoral.
As associações de gestão coletiva Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC administram o Ecad e representam as diferentes classes da cadeia produtiva: compositores, intérpretes, músicos, editoras e produtores fonográficos, que são os titulares de direitos autorais.
Elas são as responsáveis pelo cadastro dos titulares e de suas obras, pelo atendimento e relacionamento com os membros associados, pelo repasse dos valores arrecadados pelo Ecad, além da definição das normas de arrecadação e de distribuição dos direitos autorais baseadas em critérios adotados internacionalmente.
Entenda como funciona o ciclo da gestão coletiva, passo a passo para receber direitos autorais, desde a criação da sua canção e a filiação em uma associação, passando pela identificação das músicas tocadas, até o recebimento de valores sempre que sua música for usada publicamente.
Em apenas 8 etapas, você vai ter todas as dicas e orientações para transformar seu hobby em profissão e viver de música.